O ano era 1969. O The Beatles estava se esfarelando e, em alguns meses, anunciaria que o sonho tinha acabado de vez. O The Rolling Stones estava deixando um monte de gente de cabelos em pé com músicas diferentonas como "Sympathy For The Devil". E aí um fã foi esfaqueado e morreu no meio de um show da banda em um festival gratuito na Califórnia. (Mais 3 pessoas morreram no mesmo evento.) Parecia que a onda de "paz e amor" que definiu os anos 60 tinha passado. Era o cenário perfeito pro nascimento de uma banda mais pesada e mais dark do que tudo o que já tinha rolado no mundo da música, que chegaria inventando um novo gênero: o heavy metal.
Décadas depois, o Black Sabbath está chegando aí pra fazer uma série de shows no Brasil. A dica é redescobrir os clássicos da banda (e conferir o repertório da turnê atual).
Indo lá atrás, as raízes do Heavy Metal são o Blues Rock e o Rock Psicodélico, com um peso extra. E qual foi a primeira música de Heavy Metal gravada? Aí a questão é polêmica. Alguns consideram que seja a versão que a banda americana Blue Cheer fez em 1968 de "Summertime Blues", sucesso de um dos pais do Rockabilly, o Eddie Cochran - Singer. Outros veem o início do Metal em "Revolution", dos Beatles, ou em "Think About It", dos Yardbirds Rock [banda pela qual passaram Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck]. Mas foi mesmo o Black Sabbath que deu uma cara pro movimento, com som, temática e estética bem específicas.
O grupo (que foi formado em Aston, uma cidade de 30 mil habitantes no interior da Inglaterra, em 1968) começou a fazer shows com o nome "Earth" (que o Ozzy Osbourne detestava). Logo eles descobriram que já existia uma outra banda britânica chamada Earth. Hora de mudar de nome. Diz a lenda que um cinema do outro lado da rua de onde eles ensaiavam estava passando um clássico do terror italiano chamado "Black Sabbath" [filme que inspirou o Quentin Tarantino no roteiro de "Pulp Fiction"]. "É engraçado como as pessoas pagam pra ser assustadas", dizem que o Geezer Butler, baixista e principal letrista da banda, comentou. E aí rolou um estalo.
A música que mudou os rumos da banda é também a primeira faixa do primeiro disco, que saiu em 1970: "Black Sabbath". A letra relata uma experiência bizarra que aconteceu com o Geezer Butler. “O que é isso parado na minha frente? / Uma figura de preto aponta pra mim / Virei rapidinho e comecei a correr / Descobri que eu sou o escolhido / Ah, não!". Ele tinha pintado a casa inteira de preto e pendurado vários crucifixos invertidos nas paredes. Bem nessa época, ganhou de presente do Ozzy um livro sobre bruxaria. Depois de ler, colocou o livro em uma prateleira ao lado da cama e foi dormir. Acordou no meio da noite vendo uma figura de preto parada ao pé da cama. A aparição logo foi embora. Mas, quando ele olhou pro lado… O livro tinha desaparecido.
O Rob Halford, vocalista do Judas Priest, já disse por aí que "Black Sabbath" é "provavelmente a música mais 'evil' já escrita". Quando ficou pronta, Butler, Ozzy e companhia decidiram que seria aquele o estilo que a banda seguiria dali em diante.
Curiosidade: o Black Sabbath é uma de várias bandas na história do Rock que colocaram músicas homônimas em seus álbuns de estreia. Outros exemplos: "Motörhead", a primeira faixa de Motörhead, de 1977, o primeiro disco do Official Motörhead; e "Iron Maiden", a última do "Iron Maiden", de 1980, a estreia do... Iron Maiden. (Lembra de outras? Conta aí nos comentários.)
Destaque para a faixa “Paranoid”, do Black Sabbath, que está com quase 66,6 milhões de streams no Spotify, por exemplo.
A banda passou por uma série de mudanças no line-up desde que o Ozzy foi demitido, em 1979. Ele estava abusando tanto das drogas e do álcool que, segundo os outros integrantes, ou se mandava, ou a banda inteira acabava. Um ano depois, ele se lançou em carreira solo. As mais ouvidas do Ozzy nos Sites de música do gênero são "Crazy Train" (que o Justin Bieber já contou ser a música preferida dele no karaokê) e a balada "Mama I'm Coming Home", dedicada à Sharon. Legal também: ele tem mais de 2 milhões de ouvintes mensais por aqui, praticamente a mesma quantidade que o Black Sabbath. Mas hoje eles estão juntos de novo - pelo menos até o fim dessa turnê, que, batizada de "The End" *(23), deve ser a última da banda.
0 Comentários